EXISTE, O MELHOR PELO MENOR PREÇO??, EM RELAÇÃO AO QUESITO TABLETS, VOU MOSTRAR A TODOS QUE SIM!!!
A corrida dos fabricantes para não perder espaço na briga pelo mercado de tablets não para. A curiosidade e ansiedade do consumidor por novidades também não. Ainda mais sendo um produto com uma faixa de preço que varia tanto. O valor neste caso, porém, não define a qualidade do equipamento. Ainda mais se tratando do BlackBerry PlayBook.
O tablet da canadense RIM, que chegou ao Brasil no final do ano passado – apesar de seu lançamento nos EUA ter ocorrido em abril de 2011 – é atualmente uma das melhores opções para quem quer um tablet que ofereça conteúdo, eficiência e mobilidade e que não custe pelo menos R$ 1,5 mil. O BlackBerry Playbook custa bem menos, a partir de R$ 699 – a versão de 16GB.
E tem como um de seus grandes diferenciais a possibilidade de abrir páginas em Adobe Flash, função não executada pelos tablets da Apple (iPad) – o que impede a navegação por inúmeros sites e limita um pouco a experiência. No caso do Playbook, porém, o suporte à última versão do software é garantido. O que permite ao usuário explorar um universo de quase 3 mil aplicativos.
Com tela multitoques LCD de 7″ (polegadas) e definição de 1024×600 pixels, o BlackBerry Playbook privilegia a discrição em seu design – são 19×12 cm, com 1cm de profundidade -, com cantos levemente arredondados e emborrachamento traseiro, além da presença de duas câmeras – uma frontal, de 3MP, para videoconferências, e outra na parte de trás, de 5MP.
O tablet é suportado por um processador Cortex A9 dual core de 1GHZ, 1GB de RAM e vem em duas versões, em 16GB ou 32GB de armazenamento, e tem capacidade de resolução de alta definição (HD). Sem contar uma porta HDMI, conector USB, Wi-Fi e Bluetooth 2.1.
Seu sistema operacional é o BlackBerry Tablet OS, que exige o uso de um aplicativo – o Bridge – para o gerenciamento da conta de e-mail e o calendário. O que deixa o acesso restrito ao navegador.
Mas, como é um gadget ainda relativamente novo, a expectativa do mercado é que a oferta de serviços do PlayBook – disponibilizada na BlackBerry App World – possa crescer muito. O que vai depender da ação dos desenvolvedores de aplicativos. E, levando em conta que a RIM conceituou o tablet para funcionar em várias plataformas – Adobe Flash e AIR, HTML 5… – há muita coisa ainda para ser aplicada ao equipamento. É esperar para ver.